História

Em 1989, com o curso de mestrado acadêmico, o Programa de Pós-Graduação em Medicina, área de Concentração em Neurologia (PPGN) da Universidade Federal Fluminense (UFF) teve a sua origem. Surgiu do esforço de um grupo de professores liderados por Osvaldo José Moreira do Nascimento e Marcos Raimundo Gomes de Freitas, sendo eles o primeiro coordenador e vice do PPGN. O professor Osvaldo Nascimento continuou no processo de liderança, mantendo-o até recentemente (julho de 2019). Atualmente, é professor permanente orientador e membro do colegiado de curso. Seus sucessores, até o momento, foram os professores Bruno Lima Pessoa (2019), Bruno Coutinho (2019/2020) e Marco Antonio Araujo-Leite / Rosa Leonôra Salerno Soares (2020 – 2024). Nesse último mandato, o Sr. Leonardo Bustamante participou na condição de secretário.

Em 1995, iniciaram-se as atividades de doutoramento, em decorrência da demanda e solicitações crescentes realizadas por várias regiões do Brasil. Foi a primeira pós-graduação Stricto Sensu em Neurologia do Rio de Janeiro e uma das três primeiras do Brasil. Posteriormente, estabeleceram-se duas subáreas, proporcionando a ampliação de pesquisa e possibilidade de inovação nos campos da neurologia clínica, neurologia cirúrgica, neuropsiquiatria e neurociências. Passou a ser conhecida como Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Neurologia (Neurologia & Neurociências), mantendo a sigla PPGN.

Além de médicos, outros profissionais do colégio de ciências da vida, em especial das ciências da saúde e biológicas, passaram a atuar tanto no plano docente quanto discente do programa. Por todo esse período, os maiores objetivos foram o desenvolvimento de produtos relacionados à área de Medicina 2 e a formação de pesquisadores e professores com capacidade criativa e inovadora para atuação em vários cenários, tanto públicos quanto privados. Como estratégia para o seu desenvolvimento, estabeleceu inúmeras parcerias dentro da instituição UFF como fora dela. Essas alianças vêm sendo desenvolvidas e ampliadas até os dias de hoje. Na UFF, são parceiros os Institutos de Biologia e de Matemática e, mais recentemente, o Instituto de Psicologia e a Escola de Engenharia. No estado, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer, e a Fundação Osvaldo Cruz, (FIOCRUZ-RJ). Nacionalmente, houve e para algumas ainda há, colaborações com a Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto, a USP – São Paulo, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Estadual de Montes Claros e, internacionalmente, com a University of Kansas, a Cleveland State University , a Rush University Medical Center nos EUA , o Erasmus MC na Holanda. Essas características tornaram o PPGN reconhecido e conceituado em todo o país.

Há uma página nesse site sobre as atividades atuais de nossos egressos. Seria deselegante e injusto elencarmos aqui os mais notáveis. Todos aqueles que passaram por aqui, de uma forma ou de outra, nos ajudaram na construção desse programa. Contudo, podemos referir que muitos tornaram-se professores universitários e pesquisadores consagrados nacional e internacionalmente.

Como nota histórica citaremos os nossos três primeiros egressos. Em 1991, foram titulados mestres em Medicina (Neurologia) a Dra Ana Lúcia Zuma de Rosso, atual chefe do serviço de neurologia, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ) e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação de Clínica Médica da UFRJ, o Professor Abelardo de Queiroz Campos Araújo, Associado de Neurologia da UFRJ, Associate Professor of Medicine do University College Dublin, Irlanda e Pesquisador Titular da FIOCRUZ e permanente do nosso PPGN e a Professora Marzia Puccioni Sohler, Associada de Neurologia da UNIRIO, Orientadora de Mestrado e Doutorado dos programas de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFRJ e do programa de Pós-Graduação em HIV/Hepatites Virais da EMC/UNIRIO.

Em 2008, foi criada a Unidade de Pesquisa Clínica em Neurologia/Neurociências (Neuro-UPC), vinculada ao nosso PPGN com os recursos do projeto 1611/08 MCT/FINEP, instalada no quinto andar do prédio da emergência do Hospital Universitário Antônio Pedro. Essa realização decorreu de uma luta dos docentes e discentes, tendo como principal idealizador o Prof. Dr. Osvaldo JM Nascimento, atual membro da Academia Nacional de Medicina. A NeuroUPC consolidou uma aspiração desse grupo de pesquisadores que era o de propiciar maior suporte e fluidez de projetos em neurologia e neurociências aplicadas à clínica.

Translate »